Vós sois?

Impressiona a influência que o mundo tem exercido dentro da igreja, dentro das pessoas. Ele dita o ritmo de nossas vidas, ele influencia nosso caráter e diz pra onde vamos e o que devemos fazer. Creio que o plano de Deus sempre foi de que o contrário ocorresse. E por isso Jesus usa duas figuras para nos encorajar a cumprir com esse propósito:

Vós sois o Sal da terra”. O sal, que tem uma profunda e fundamental influencia no tempero, porém, invisível aos olhos. Uma especiaria que transforma o interior sem ser notado e nem percebido, mas gera uma silenciosa e poderosa transformação.

“Vós sois a luz do mundo”. Agora uma influência impactante e visível, que pode ser observada a olho nu. A luz porém é diferente: ela não pode não ser percebida. Não há maneira de não vê-la.  A luz sobressai a qualquer ambiente escuro e passa a ser notada, levando a verdade revelada e uma nova consciência para os que habitam em terras escuras.

Interessante notar que Jesus primeiro fala do Sal e depois usa a figura da luz, como se a prioridade fosse a transformação interior, silenciosa e profunda para uma vida temperada e saborosa. E essa vida há de ser revelada naturalmente e assim a verdade vai aparecendo de dentro pra fora e a boca vai falando do que o coração está cheio, cheio de verdade, cheio de propósito, cheio de vida e cheio de luz.

Sal e luz. Vós sois?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *