Vontade de Deus

Entender a vontade de Deus é uma dificuldade constante na minha vida. Em vez de confissões, ações de graça e adoração, o teor das minhas orações é, na maioria das vezes, uma súplica desesperada por entender o que Deus deseja pra minha vida, seja no que diz respeito a grandes e difíceis decisões, seja em suas vontades específicas nos simples detalhes do meu dia-a-dia.

Acredito – e espero – que essa seja uma característica da maioria de nós, cristãos. De fato vejo muitos no nosso meio aflitos e angustiados, orando para compreender qual curso escolher, se aceitar ou não uma proposta de emprego, com quem e quando namorar ou qual programa fazer diante das possibilidades pro fim de semana.

É claro que há os que não se importam; e há momentos em que todos nós somos assim. Continuamos assentados no trono das nossas vidas, fingindo não saber que devemos consultar o Senhor ou querendo nos esconder Dele quando sabemos que a Sua vontade pode ser bem diferente da nossa. Nesses casos, espero e rogo pela misericórdia de Deus, que se renova a cada manhã e suporta até a dureza do meu coração.

Entender a vontade de Deus é um assunto controverso, cheio de discussões quase inacabáveis e parece que ao conversarmos sobre isso nunca nos dão a resposta esclarecedora que gostaríamos de ter. Na verdade, creio que o mistério que existe em torno do tema é um aspecto da graça e da sabedoria de Deus. Que bom que não temos todas as respostas que queríamos; assim continuamos lutando e dependendo de Deus nos pequenos passos que tentamos dar.

Mas ao ler esses dias alguns capítulos de Deuteronômio um versículo chamou minha atenção.

Dt 10:12,13 “E agora, ó Israel, que é que o Senhor, o seu Deus, lhe pede, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, e que obedeça aos mandamentos e aos decretos do Senhor, que hoje lhe dou para o seu próprio bem”.

Não é isso o que sempre quisemos saber? O que é que o Senhor me pede? Qual é a vontade Dele pra mim?

A Bíblia parece simplificar a questão: que eu o tema, ande nos caminhos Dele, ame-o, sirva-o e lhe obedeça. Se alguma decisão e atitude minha contraria o temer, amar, servir e obedecer, devo então fugir dessa opção.

É claro que a Bíblia não traz respostas minuciosas sobre todos os conflitos que podem passar pela nossa cabeça (é nisso que está o mistério!). Mas é bom saber que temos alguns critérios para nos ajudarem a decidir.

E mesmo assim, quando não for muito fácil entender o que Deus nos pede e por isso errarmos, que saibamos que Deus valoriza o nosso esforço e o nosso sincero desejo de compreender o que Ele quer. E que possamos louvar o mistério e continuar buscando todas as respostas no Senhor!

4 comentários sobre “Vontade de Deus

  1. quel!! que belezura de post! rsrs tô bem vivendo essa situação de não saber a vontade de Deus em diversas areas da minha vida, principalmente sobre aquilo que conversamos um pouquinho domingo.. acho que entendi os critérios para escolher o melhor caminho! uhu 😀 brigadinha querida! quices!

  2. Pra tudo o que nao entendemos direito, Dt 29:29, Du!!! Sempre me lembro desse vers e acho que ouvi sobre ele pela primeira vez de vc mesmo….rsrs

    E Sulinhaa, estou em oraçao por aquelas coisas. Deus te traga mesmo sabedoria e que a paz seja sempre juiz no seu coraçao!!!!!
    “quices” kkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *