Sola Fide – Somente a Fé

O ano é 1517. O Papa Leão X, querendo reconstruir a basílica de São Pedro, promove uma grande ação de vendas de indulgências para angariar os fundos necessários. Esta era uma prática comum da Igreja Católica.  O perdão para qualquer pecado podia ser comprado. Com dinheiro suficiente os assassinatos, traições, depravações, roubos e toda sorte de inclinação carnaval eram apagados da ficha celestial de qualquer um que pudesse pagar o preço.

indulgencia

Esta prática foi muito comum dentro da Igreja Católica, e só foi revista e revogada em 1567. Sem dúvidas, a Reforma Protestante, liderada pelo padre Martinho Lutero, teve papel importante nesta mudança. Martinho foi o primeiro membro eclesial a lutar contra este tipo de prática, alegando que a Igreja estava comercializando algo que Jesus nos possibilitou ter pela Graça de Deus.

O Sola Fide significa Somente a Fé, e hoje em dia é uma corrente de pensamento base para a maioria das igrejas cristãs reformadas.  Ela prega que nenhuma obra humana poderá nos conduzir até o perdão, somente nossa fé em Cristo. Muitos cristãos hoje sequer pensam nesta questão, uma vez que ela se tornou fundamento da cosmovisão cristã. Acredito que poucos cristãos acreditam que se pode comprar o perdão de algum padre ou pastor. Contudo, apesar de ter na vendas de indulgencia um exagero de fácil contestação, a Sola Fide ainda é um assunto que merece nossa atenção, uma vez que muitos cristãos continuam agindo como se pudéssemos obter o perdão através de diversas outras ações que não a Fé verdadeira no Cristo.

” Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.”  Gálatas 2:16

Entender e aceitar a Sola Fide implica que todo ser humano é incapaz de obter a salvação apenas por si mesmo.  Por exemplo:  A caridade, sem fé, não passa de uma ação humanitária.  Ser caridoso não aproximará ninguém de Cristo e não permitirá a ninguém ser perdoado por outras transgressões. Por outro lado, notem que nenhum homem de fé deixa de ter a caridade em seu modo de agir, uma fez que a fé é a propulsora mestre da caridade. Quando esta aparece em um cristão, ela é fruto da fé. Desta forma, as boas obras aparecem naturalmente na vida daquele que exercita sua fé em Cristo. Tais afirmações foram lindamente escritas por  Tiago, principalmente no capitulo 2.

” Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. “Tiago 2:18

O perdão não pode ser comprado, uma vez que ele é um dom gratuito de Deus, através do Cristo. Mas quantas vezes nos pegamos tentando comprar o perdão de Deus, barganhando boas atitudes em troca de uma consciência tranquila.

Você tem barganhando com Deus? Ou tem convicção de sua graça e reforma sua fé no Cristo?

Um abraço!

2 comentários sobre “Sola Fide – Somente a Fé

  1. Eu tenho para mim que, desde o Gênesis, o coração humano é tendenciosamente “barganhador”, amigão!

    Que Deus nos ajude a ter ‘Sola Fide’, apenas.

    Grande abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *