Siamo tutti amici

Essas breves notas foram  escritas por Diego ManentiDireito UFMG. É um amigo de todos os dias. Tenho imenso prazer em partilhar da sua companhia na mesma turma em que estudo na faculdade. Tem a mesma fé e o mesmo desejo de servir a Cristo. Obrigado por sua presença aqui no OUTRAS FRONTEIRAS.

ESTUDO SOBRE A AMIZADE (apresentado em reunião semanal da ABU-Direito UFMG)

“A amizade é um amor que nunca morre”. Mário Quintana

amizade pooh

Nós seres humanos somos, por natureza, seres sociais. Nas nossas relações com os outros, sentimentos de toda sorte estão envolvidos, e inúmeros deles nos fazem cultivar amigos. A amizade é parte integrante e essencial na existência de todos nós.Nos alegra, aprazenta, corrige, aconselha, acaricia, auxilia, em todos os momentos, de forma até a , por vezes, nos constranger.Na bíblia temos diversos exemplos de amigos e outros tantos de como Deus valoriza a amizade entre os seres humanos, aos quais denomina irmãos uns dos outros. Vejamos alguns versículos que tratam o tema.

Provérbios 27:9-10 “O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo. Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia de tua adversidade. Mais vale um vizinho que está perto do que um irmão que está longe.”

“Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” Provérbios cap. 18 vers.24.

“E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.” 1 Samuel cap. 18 vers. 3

“A resposta sincera é sinal de uma amizade verdadeira.” Provérbios cap 24 vers. 26

“Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.”  Provérbios cap. 27 vers. 9

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer” João cap. 15 vers. 15

* O que vocês entendem por amizade?

* Quais são as características que vocês consideram imprescindíveis em um amigo?

* Qual o valor que a verdadeira amizade tem nas suas vidas?

* Após ler o trecho de João, é possível ter uma amizade verdadeira e real com Deus?

“Para conhecermos os amigos é preciso passarmos pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade” Confúcio.

” A gente não faz amigos, reconhece-os”. Vinícius de Moraes

——————————————————————————————————–

O título foi criado por mim e quer signifcar “somos todos amigos”. Aproveitando o tema que a Carla nos apresentou na quinta feira, gostaria de pedir que partilhassem conosco a opinião de vocês sobre a amizade.

Até breve. (gabriel lazarotti)

Gabriel Lazarotti

Sobre Gabriel Lazarotti

Redimido pelo amor de Deus. Discípulo de Jesus que segue por este Caminho. Um sincero apreciador da criação. Pretenso poeta todo o tempo, advogado e músico nas horas vagas.

8 comentários sobre “Siamo tutti amici

  1. Oi Diego! Obrigada pelo texto!
    Achei difícieis as perguntas que vc colocou! hehe
    As amizades na minha vida têm muito valor, mas não sei como defini-las. Talvez como algo de fato muito precioso e fundamental na minha vida. “É impossível ser feliz sozinho” hehe
    Quanto à amizade com Deus, se Jesus falou, creio que seja possível sim, mas como fazer isso completamente eu não sei… Creio que Deus nos dá todos os meios de conhecê-lo e saber a vontade dele, mas nem sempre tomamos consciência dessas coisas. Mas, na minha vida, creio que cada vez mais eu e ele somos amigos! :)
    Mas acho que as amizades são feitas sim, não são somente reconhecidas. Apesar de reconhecer que há pessoas com as quais temos mais afinidades. Porém, é necessário cultivar…
    bjos!

    (tinha que ter o “até breve”, hein Gabana? hehe)

  2. opa! ae Diego, gostei da reflexão! vou falar oque eu acho:

    1. amizade verdadeira só existe se ela consegue tirar ambas as partes da zona de conforto. “amigo” que só vive na alegria não é amigo verdadeiro, é coleguinha.

    2.ou seja, amigo tem que ser o cara mais chato e legal ao mesmo tempo: tem que cobrar, questionar valores e atitudes, instigar a mudança, …, ao mesmo tempo que tem que saber sair da rotina no caso de uma necessidade, saber ouvir, suportar, etc…

    3. essa é mais difícil! mas acho que muita, apesar que a verdadeira amizade é bem escassa…

    4. sim

    essas pergunta pareceram questionário de ensino religioso… heuheuh quantos pontos eu fiz? =p

    abs!

  3. OUU mto doido seu textooo! Axo que Deus nos criou pra nos relacionarmos com ele e nossos irmão de modo verdadeiro,com intensa confiança e amor,Deus não nos quer sozinhos,a solidão é mto ruim e axo q ñ é isso q o Pai quer para seus filhos! Parabéns aee ‘ post mto fino

  4. Já que o post começou com uma homenagem ao Diego, não posso deixar de me manifestar: grande amigo de longa data, pessoal muito especial e que vale muito a pena conhecer!

    Quando estávamos fazendo o estudo, percebi, por vários versículos e pela fala de Jesus em João, que um dos principais elementos da amizade é a SINCERIDADE.

  5. Diegão! obrigado pela contribuição…
    Como o Mateus fez…
    1) amizade pressupõe sinceridade. a gente tem que cultivar, cativar. é o relacionamento cercado de amor até mesmo nos momentos mais conturbados.

    2) limito-me a dizer que o amigo deve ser fiel. sempre.

    3) a cumplicidade das amizades. as parcerias. meus amigos são muito importantes.

    4) não só é possível como deveria ser o ideal a ser perseguido por todos nós. Amiza com Deus deve ser franca, profunda.

    e vc diego? como responderia essas perguntas?

    Forte abraço

  6. Ae Diegão, a parte de Jônatas e a do confúcio são as melhores pra mim!!!!!!

    Pra mim amizade é uma relação que tem por base a comunicação e o perdão. Comunicação porque não tem como ser amigo de uma pedra que está ali do seu lado, mas não se move nem pra um lado, nem pra outro. E perdão porque nós somos pecadores.

  7. Boa noite a todos!
    Bom, conforme prometido ao Gabriel, entrei no site para ver os comentários…e também porque estava bastante curioso, diga-se isto!
    Antes de mais nada, muito obrigado pelo espaço que me foi concedido por vocês, especialmente pelo Gabriel( falando em amizade hein…), e a todos os que leram e refletiram sobre o tema.
    Recapitulando alguns acontecimentos da semana em que escrevi o estudo, havia feito um texto longo, e nem pensado em perguntas. Para a sorte dos que frequentam a ABU do Direito, naquela mesma noite o meu computador não funcionou. Apressado pelo correr das horas que me apertavam a finalizá-lo, pensei em fazer as perguntas. E não é que funcionou?
    Quando pensei nas perguntas, gostaria de abrir a discussão. Resposta delas, como dizia Caetano, são certas “como dois e dois são cinco”. Contudo, há algo de comum nesta história. O assunto, de certa forma, envolve a todos.Qual a razão disto?
    É que fomos criados para termos amigos!Ela pode ser como uma fábula de La Fontaine, vivida pela experiência do outro, metafórica e representativa. Bonita, porém espelho da vida de quem a viveu.Ana, é mesmo difícil explicar.” Cuidado amigo, a vida é uma só. Duas mesmo que é bom, quem disser que tem vai ter que provar bem provado, com certidão lavrada em cartório do céu e assinado: Deus!- e com firma reconhecida”.
    Pode ser também “preciosa e fundamental”. Não só parte integrante das nossas vidas, mas com ela se confundindo. Acordar com a vontade de dar bom dia, sorrir, agradar. Se necessário repreender, exortar, chamar atenção, tudo no mais profundo sentimento de amor!Gabriel e Mateus, tudo isso sem razão de ser, “nonada”( e o que era mesmo no princípio?).
    Rafael, Fernanda, acho mesmo é que Deus nos fez relacionáveis para nos ensinar a o fazer com Ele. Talvez, a vinda de Jesus tenha tido também este propósito. Jesus vive em nós e mediante ele alcançamos Deus. Devemos e podemos ser amigos de Deus, cultivar com ele uma amizade. Cultivar vem do latim CULTIVARE, que significa zelo, cuidado, atenção.Auto explicativo!
    Rafa, Confúcio às vezes me faz cair na real…sair um pouquinho do meu mundo meio paralelo(eufemismos a parte). Mas nesse nosso mundo “normal” funciona assim mesmo. E olha que contradição, na desgraça descobrimos a verdade.
    Vou ficar por aqui…Depois comento mais.Obrigado reiterado a todos e desculpe ter-me alongado demais.
    Até a próxima!
    Opa, ja me esqueci ” A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”.
    Até a próxima amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *