Quando Deus se cala

Silêncio: uma palavrinha simples, mas que incomoda muito.

Tenho particularmente dificuldade de lidar com ela. Foi difícil me acostumar a dirigir sem ligar o rádio; os ruídos às vezes me ajudam a fugir da necessidade de refletir. Incomoda também quando, em um papo, o assunto acaba e ficamos nos encarando nos olhos enquanto esperamos que o próximo assunto surja.

Especialmente difícil é quando Deus faz silêncio.

Se formos sinceros admitiremos que muitas das nossas crises de fé surgem aí. Ter uma relação com um Deus invisível já não é assim tão fácil. Mas tudo fica mais complicado quando parece que Ele resolveu não se fazer perceptível, quando nossas orações não têm resposta e quando aparentemente o amor Dele nos deixou, restando-nos questionar o que fizemos pra tudo isso acontecer.

Continuamos buscando respostas, orando por soluções, curas, mudanças e milagres, mas tudo o que ouvimos é “…”

Como diz o Salmo, “Ó Deus, não te emudeças; não fiques em silêncio nem te detenhas” (Sl 83:1).

A questão é que parece que Deus não está muito preocupado em se revelar o tempo inteiro pra nós. Ele já fez isso suficientemente na Pessoa de Jesus. Parece que agora Ele quer mesmo é que nós o busquemos e continuemos buscando-o mesmo quando não recebemos o que pedimos Dele. Afinal, Ele não tem a “obrigação” de provar nada pra nenhum de nós.

Para Philip Yancey, um desejo insistente e furioso por uma resposta às vezes não mostra uma fé abundante, mas sim uma falta de fé.

Questiono a qualidade da minha fé. Sei que inúmeras vezes minha fidelidade a Deus depende muito das suas manifestações e respostas. Só Deus sabe o quanto eu costumo desanimar quando não sinto a Presença forte Dele no meu coração.

Preciso aprender a me relacionar com Ele motivada não pelo que Ele pode me dar, mas por Quem Ele é! Desfrutar da Sua companhia mesmo quando Ele parece não estar ali. Sem ligar o rádio, olhando nos olhos Dele e deixando-o olhar fundo nos meus olhos. Permitir que às vezes Ele permaneça em silêncio enquanto passamos tempo juntos.

Que a sua e a minha fé resistam ao silêncio de Deus.

Boa semana pra você!

2 comentários sobre “Quando Deus se cala

  1. Silenciar minha alma é dificil demais, viver com o silêncio de Deus é ainda mais penoso. Preciso exercitar a relação silenciosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *