pra mim, pros outros

Hipocrisia nao é uma palavra nova na historia.

“A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico).”

Hipocrisia é agir e pensar de uma forma, mas publicamente defender outra. Viver por padroes duplos. Faz parte de uma estratégia para manter uma imagem ou poder, algo do qual nao se quer abrir mao.

Nesse momento de crise economica, quanta coisa tem sido defendida por politicos e economistas e passada como “o melhor para a populacao”, “a unica alternativa para o pais”, quando na verdade estao pensando no que é o melhor para o seu bolso ou para a manutencao do seu poder politico. Medidas de corte, de recessao, que acabam com familias, destroem meios de vida, desesperancam os jovens.

Me pego pensando tambem em quantas vezes, na esfera pessoal, também transpareco ser algo que nao sou em prol do que quero aparentar ser. Meu padrao duplo que me faz julgar as pessoas com certos olhos e me avaliar a mim mesma com outros.

Como seria o mundo se vivêssemos pelo que falamos realmente ou se falassemos o que realmente pensamos? Como naquele filme “O Mentiroso”, com o Jim Carrey. Porque sim, se nem quando nos perguntam sem “tudo bem?” respondemos a verdade (a resposta automatica é sempre “tudo bem e você?”), quanto mais nos omitimos e nos escondemos quando os assuntos sao um pouco mais complexos.

ana.oliveira

Sobre ana.oliveira

Ana Luíza, 21, é filha única e já fez intercâmbio. Atualmente estuda Economia na UFMG e é bolsista da Associação Democracia Ativa (dispondo de muita fofoca política pra contar ;]). Adora ler, viajar e aprender línguas. Participa de Alvo da Mocidade desde 2001, estando atualmente na Comunidade. É cristã e simpatiza com o marxismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *