Pedindo ao Pai em nome do Filho

Nesse dia, vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em favor de vocês, pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus. João 16:26,27
O contexto do trecho acima é o discurso de Jesus para os discípulos que dizia: “mais um pouco e já não me verão, um pouco mais, e me verão de novo”. É quase consenso que aqui Ele estava se referindo à sua morte e à sua ressurreição, ou seja,  a expressão “nesse dia” significa “após a minha ressurreição”.
O Jesus ressurreto mudou a dinâmica da oração porque agora dirigimos a nossa oração ao Pai, em nome do Filho, pelo Espírito Santo. Quando levamos súplicas ao Pai, o fazemos em nome do Filho. É, portanto, a face de Jesus que apresentamos ao Pai.
Contudo, o interessante dos versículos que separei é o fato de Jesus afirmar que o Pai nos ama. Isso até poderia ser um clichê se não fosse tão mal compreendido por nós. É que buscamos o Senhor imaginando que a nossa oração o colocará em movimento. Buscamos com a convicção de que estamos desamparados. Entretanto, muito antes de orarmos, Deus já se movimenta em nosso favor, porque nossa vida está sob o controle de Deus.
Qual é o ponto da oração? Em primeiro lugar, ela estabelece o relacionamento com Deus. Em segundo, Deus quer que participemos conscientemente do processo da concretização da sua vontade. A segurança que temos é que tudo acontece para o bem dos eleitos, ou nas palavras do verso, para aqueles que amam Jesus e crêem que Ele veio do Pai.
Saber que o Pai nos ama é nossa segurança. O amor de Deus é seu movimento em nossa direção e nós só assimilamos esse amor se vivenciamos o evento, se entramos no movimento de Deus. O Pai fez tudo pelo Filho, nos fez, inclusive, como presente para o Filho, mas por causa da adoção que temos em Cristo podemos participar desse movimento eterno do amor e por isso também somos amados.
Não esquecer jamais que estamos sob o cuidado de Deus é o nosso desafio.

Gabriel Lazarotti

Sobre Gabriel Lazarotti

Redimido pelo amor de Deus. Discípulo de Jesus que segue por este Caminho. Um sincero apreciador da criação. Pretenso poeta todo o tempo, advogado e músico nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *