O pavor da presença de Deus

Você já sentiu medo de Deus? Já tive pavor!

Em determinados momentos tenho a imensa dificuldade de cogitar a possibilidade de que Deus esteja realmente próximo de mim, aqui e agora, e o tempo todo. Quão aterrorizante é pensar nisto! Pior do que estar aqui, conceber a ideia de que Ele gosta de mim e me quer bem é no míninmo inquietante: “justamente eu?”.

Talvez por este motivo orar sem cessar seja assim tão difícil. Talvez por isto não consiga manter regularmente aquele tempo fechado no meu quarto orando em secreto. Talvez seja este o motivo de não conseguir entregar tudo em oração. Ainda, provavelmente seja esta a razão da descrença de que Ele deseje dar pão para este faminto que vos escreve, e não pedras.

Tenho este imenso bloqueio espiritual por pensar que se Deus estiver aqui presencialmente e for me dizer algo de maneira audível seria no sentido de “por que você tem vergonha de mim?”. Nos meus pensamentos respondo: “porque estou nu”. E ele finalmente me questiona da maneira ainda mais medonha possível “quem lhe contou isto?”. Assim como os primeiros seres humanos a (re)conhecerem sua condição de pecador, penso nestes momentos que tenho muito o que temer diante de Deus.

Percebo que parte significativa do meu medo de Deus seja algo que pode servir de algum proveito se bem utilizado. Isto seria possível se me valesse deste conhecimento de mim mesmo para enfim me colocar diante Dele. Desarmado da carcaça de valor que imagino ter, desnudado diante de Deus, espero quieto e calado por sua graça. Infelizmente ainda não o faço. Ao contrário, uso deste subterfúgio para me distanciar ainda mais de Deus, esconder do que não pode ser escondido de maneira burra e infantil.

Diferente dos primeiros pecadores, hoje tenho o conhecimento de Cristo (apenas fria e racionalmente, muitas das vezes). Conheço sua humanidade, de sua consciência das minhas dificuldades, do quanto ele fez para que eu pudesse presenciar um pouco destes momentos de glória da presença de Deus.

Quando me sinto mal por entender que não mereço nada Dele, tento me lembrar deste Jesus e pensar no quanto custou caro para que eu pudesse ter este convívio. Ainda é muito estranho pensar que neste exato momento não estou só neste quarto, não escrevo solitário estas palavras. Paradoxalmente, tudo isto tem um ar um tanto quanto confortante.

E você, já teve medo de algo vindo de Deus?

Rafael Santtos

Sobre Rafael Santtos

Rafael Santos, Belo Horizonte, 18 de abril de 1984, cristão desde 2012, sonhador, aventureiro, sanguíneo, exortador. E deseja dividir um pouco do que pensa através do Outras Fronteiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *