Paralelo entre a vida cristã e a ISO 9001

O que significa ISO?

A sigla “ISO” refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. Ela edita normas, que por sua vez estabelecem um sistema de gestão – como gerir determinada empresa tendo por base um objetivo. Seria como gerir garantindo qualidade do produto ou, quem sabe, cuidando com meio ambiente, por exemplo.

O que é ISO 9001?

É a norma da ISO que trata especificamente de qualidade, que estabelece o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ. Como gerir uma empresa de tal maneira que o produto final saia com qualidade.

Como funciona?

Não é obrigatório, ao contrário das normas em geral. A empresa diz que quer fazer com qualidade determinado produto, tendo por base o que a ISO chama de qualidade. Na ISO não é determinado o que a empresa deve fazer, mas sim como fazer para que saia com qualidade.

O que é auditoria?

Uma pessoa, credenciada pela ISO, vistoria a empresa para ver se os procedimentos para elaboração do produto estão conforme determina a norma. Seria a “prova” de que o SGQ funciona. Se a empresa cumpre, então pode ter certificado da ISO.

Para quê ter certificado?

É uma garantia de que vale a pena comprar/investir naquele produto/serviço, pois a ISO certifica de que é feito com qualidade.

O que isso tudo tem a ver com a gente e aonde você quer chegar?

Para certificação é exigido da empresa que cumpra as normas, como já disse. Quando ele não cumpre algo específico, ele recebe uma “não conformidade” – NC na auditoria. Dependendo da não conformidade ela não pode ser certificado.

Correção

É o termo designado para sanar aquele problema específico encontrado na auditoria. Ele identifica o erro e faz com que seja consertado.

Ação corretiva

Vai além da identificação do erro e além do conserto dele. Tenta identifica a causa raiz do problema e garantir que não volte acontecer.

Mas o que tem a ver com a gente que não vi até agora?

Queremos ter o certificado de qualidade de Deus, que podemos chamar de paz espiritual. Nosso SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) é nosso relacionamento com Deus, com o outro e com nós mesmos. Quando pecamos ou identificamos algo ruim, seria como se recebêssemos uma NC (não conformidade). Esta NC pode ser enviada por Deus, pelas pessoas com quem lidamos no dia-a-dia (amigo, namorado, em casa, etc.) e por nós mesmos.

Ação corretiva na vida cristã

Acontece que por diversas vezes não realizamos a ação corretiva, mas apenas a correção do problema. Aí já sabemos: ele volta e volta e volta até que façamos as mudanças necessárias.

Tem uma ilustração de que gosto muito que compara nossas questões com um iceberg. Quando identificamos algum problema ele é apenas a ponta de algo muito maior que está arraigado em nós. Se você tenta fazer somente uma correção dele, tirar a parte de cima do iceberg, ele sobe e fica ainda mais visível.

Considerações finais (parte 1)

Como está o SGQ da sua vida? Há alguma não conformidade que atrapalhe você a receber o certificado da paz de Deus? Você é capaz de identifica alguma NC na sua vida hoje? Você tem feito correções ou ações corretivas para melhorá-las (considerando que talvez não alcance a perfeição)?

Falando de mim, este ano Deus me mostrou um monte de NCs. Tenho tentado fazer as devidas ações corretivas no meu coração e tem sido muito bom. Não é fácil mudar, mas é muito bom quando alcançamos o certificado de Deus de que está tudo bem no meu SGQ. Tenho um monte de NC que imagino que Deus queira mudar em minha vida. Minha oração é para que consiga passar por todas as ações necessárias no longo e árduo processo de santificação.

Rafael Santtos

Sobre Rafael Santtos

Rafael Santos, Belo Horizonte, 18 de abril de 1984, cristão desde 2012, sonhador, aventureiro, sanguíneo, exortador. E deseja dividir um pouco do que pensa através do Outras Fronteiras.

7 comentários sobre “Paralelo entre a vida cristã e a ISO 9001

  1. Gostei muito da analogia! Vou tentar resolver as muitas NC que Deus tem me enviado! Foi bom ouvir esses termos longe da pressão pela qualidade que existe no Hospital Mater Dei!
    Valeu pelas reflexões!
    Bjo!

  2. Aninha, nem é coisa de nerd, é só coisa de adulto! aohaoihaohaoah

    Ae Tati, cuidado com as não conformidades lá no hospital também! Depois que postei fiquei pensando bastante e descobri que estou cheio de NCs na minha vida.

    bjos galere!

  3. haha nerd mesmo, Aninha!
    Esse papo de ISO 9001 é muito administração pro meu gosto! hehe mas gostei muito da analogia, não conhecia muito na verdade (obrigada pelo conhecimento passado!) sobre esse certificado.
    Vou estar aqui orando por vc, pra que vc consiga ficar livre dos NCs da sua vida.
    Só uma sugestão de formato: talvez vc pudesse diferenciar melhor os títulos dos subtítulos do post, fazendo uma separação melhor. Tipo: 1) conceitos; 2) aplicações; 3) considerações finais, pq como vc fez, os conceitos e as outras coisas ficaram no mesmo “nível”…
    Bjos!

  4. Legal a comparação.
    Aproveitando, quando você falou sobre correção e ação corretiva você quis dizer conserto (com “s”) e não concerto (com “c”). Concerto (com “c”) é para concerto musical.
    Dando minha contribuição para a correção (ou será ação corretiva) do português do autor…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *