Pais da Igreja – Tertuliano

Hoje falaremos do africano Tertuliano. Não conhecemos com exatidão as datas de seu nascimento e morte. Sabemos que seus escritos mais famosos são publicados a partir do ano 197.  Teve uma sólida formação filosófica, retórica, jurídica e histórica em Cartago. Falou sobre temas amplos do cristianismo. Dois deles saltam aos olhos, o primeiro o de contestar as gravíssimas acusações que os pagãos faziam contra o cristianismo. A outra a ênfase em comunicar a mensagem do evangelho em dialogo com a cultura do tempo. Além disso, Tertuliano dá um grande passo ao desenvolvimento do dogma trinitário, ao lançar termos como “uma substância” e “três pessoas”.

Mas gostaria de focar em uma questão mais pessoal de Tertuliano. Os biógrafos de sua vida demonstram que era um homem muito severo, e que, aos poucos , deixou a comunhão com a Igreja, aderindo à seita do Montanismo. O que o levou foram frustrações com pessoas, com a Igreja.

A grande característica de um grande teólogo é a humildade de estar com a Igreja, aceitando as fraquezas delas e compartilhando as próprias fraquezas. Um homem em ebulição, muito severo com as pessoas e consigo mesmo, acaba tendo sérios problemas de comunhão.

Vejo, em nossa sociedade individualista, muitos cristãos caindo no jogo , ao deixar de olhar para a cruz e tendo os olhos fitos nos pecadores.  Devemos criar o hábito de olharmos para a cruz, descobrindo descanso de nós mesmos e dos outros. Duro é carregar expectativas irreais sobre pessoas e a instituição Igreja. Muitos cristãos tem se tornado fechados, ressentidos, melancólicos e murmuradores….

Que tipo de vida tem levado?

Abraço e até a próxima

Homero Castro

Sobre Homero Castro

Nome: Homero Resende Castro Nasci em 1979 em Belém do Pará, moro em Belo Horizonte desde 1989. Sou formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1999 trabalho como missionário na associação Alvo da mocidade. Eu e minha maravilhosa esposa, Camila temos duas filhinhas lindonas, Helena e Elisa, e uma sapeca cadela chamada Leona.

Um comentário sobre “Pais da Igreja – Tertuliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *