Pais da Igreja – Orígenes de Alexandria

Orígenes é o grande Teólogo Bíblico da Igreja primitiva.  Tido como autor de 320 livros e 310 Homilias (infelizmente a maior parte se perdeu). Seu principal tema era oração e escrituras. Foi o idealizador da leitura orante, ou seja, a necessidade de buscar as escrituras em oração.  O conhecimento bíblico era vivo por meio da oração. Segundo ele, Jesus não se limita a dizer: “procurai e achareis” e “batei e vos será aberto”, mas acrescentou: “pedi e recebereis”. Portanto, as escrituras deveriam ser analisadas, estudadas, investigadas, mas tudo dentro do “pedi e recebereis”.

Um grande mestre que se preocupava muito com a atitude além do conhecimento. Para ele, o verdadeiro conhecimento, advindo do contato das escrituras,  sempre brota do amor e, traz consigo, atitudes e transformações.

Como você tem se relacionado com as escrituras? Você tem procurado? Você tem pedido? Sua leitura das escrituras é orante?

Abraço a até a próxima!

 

Homero Castro

Sobre Homero Castro

Nome: Homero Resende Castro Nasci em 1979 em Belém do Pará, moro em Belo Horizonte desde 1989. Sou formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1999 trabalho como missionário na associação Alvo da mocidade. Eu e minha maravilhosa esposa, Camila temos duas filhinhas lindonas, Helena e Elisa, e uma sapeca cadela chamada Leona.

Um comentário sobre “Pais da Igreja – Orígenes de Alexandria

  1. É muito bom conhecer a história e a maneira com cada pai da igreja contribuiu com o Reino, Homerão!

    Aguardando o próximo…

    Bração!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *