Pais da Igreja – Basílio

Um homem chamado de luzeiro da Igreja de sua época. Reverenciado pela Igreja do Oriente e do Ocidente. O que podemos aprender com Basílio?

Nascido em 330 , em uma família profundamente cristã. Somente depois da juventude é que se volta para a fé, em profundo arrependimento e constatando o desperdício da vida em vaidades: “Um dia, como que acordando de um sono profundo, voltei-me para a admirável luz da verdade do Evangelho… e chorei sobre a minha vida miserável.”

Foi ordenado sacerdote e, em 370, se tornou bispo da Capadócia, atual Turquia. Seu ponto mais forte foi o equilíbrio e a intensidade  com que viveu seu chamado. Se aproximou do monaquismo para se aprofundar no silêncio, meditação, oração e estudo. Ao mesmo tempo, entendia que precisava cuidar do próximo, lançou as bases para a Ideia de hospitais, tudo motivado pela caridade e  amor ao próximo.  Se voltou para a caridade, sem se perder nas obras sociais como o fim em si, mas como reflexo da sólida fé e amor a Cristo.

Conseguia aliar oração, liturgia, missão e caridade. Ao mesmo tempo em que se opunha aos hereges que negavam Cristo e o Espírito Santo como Deus. Trabalhou muito para consolidar a doutrina da trindade.

Sem dúvida um homem que desenvolveu um ministério multiforme, de forma fiel e amorosa. Dessa forma o vejo como uma luz para os dias atuais também. Dias em que a Igreja instrumentaliza e compartimentaliza suas funções e o serviço de seus fiéis. Precisamos de cristãos , que assim como Basílio, sejam “generalistas” , façam de tudo, tendo como motivação o amor ao próximo e o amor a Cristo. Homens e mulheres prontos a darem suas vidas e não migalhas…

Basílio desenvolveu todo seu ministério e deixou todo seu exemplo em um prazo de 9 anos , pois, ainda com 49 anos, é chamado para o seu verdadeiro lar, ao lado da  trindade.

“Apóstolo e ministro de Cristo, dispensador dos mistérios de Deus, arauto do reino , modelo e regra de piedade, olho do corpo da Igreja , pastor das ovelhas de Cristo, médico piedoso, pai e sustento, cooperador de Deus, agricultor de Deus, construtor do templo de Deus” (Basílio, traçado por ele mesmo)

Quem é você? Como você tem levado sua vida?

 

Abraço e até a próxima!

Homero Castro

Sobre Homero Castro

Nome: Homero Resende Castro Nasci em 1979 em Belém do Pará, moro em Belo Horizonte desde 1989. Sou formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1999 trabalho como missionário na associação Alvo da mocidade. Eu e minha maravilhosa esposa, Camila temos duas filhinhas lindonas, Helena e Elisa, e uma sapeca cadela chamada Leona.

3 comentários sobre “Pais da Igreja – Basílio

  1. Poxa….que vida sensacional hein Homerão. Que possamos viver tão intensamente para o Reino. Obrigado pelos ensinamentos.

  2. Top!

    Homero, pelo que vc leu, vc saberia dizer pq será que ele se define como olho do corpo? Fiquei curioso..

    No mais, bem legal a vida dele!

  3. Imagino que seja em termos de visão de Deus dada a ele para dirigir e cuidar da Igreja (talvez em meio às heresias da época)
    Valeu amigos, abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *