Os Pais da Igreja – São Clemente Romano

Vou começar um pequena série dos pais da Igreja, ou seja, os primeiros homens depois dos apóstolos. Enfrentaram grandes problemas com os de fora da Igreja, mas problemas maiores com os de dentro da Igreja. Seus ensinos são bem interessante para a vivência cristã contemporânea.  O objetivo não é estudar a fundo cada um deles , e sim trazer uma ideia que cada um trouxe como contribuição.

Vamos começar com Clemente, bispo de Roma nos últimos anos do século 1. Fontes dizem (ex.: Santo Irineu)que Clemente “viu os apóstolos” , “encontrou-se com eles” e ainda tinha nos ouvidos a sua pregação (dos apóstolos)”.  A única obra certa de sua autoria é a ” Carta aos Coríntios”, provavelmente escrita após o ano 96.

O tema dessa carta remonta questões trabalhadas por Paulo em suas duas extensas cartas à mesma comunidade. O ensino da salvação e o imperativo do compromisso moral.

“Somos uma porção santa, realizemos , portanto, tudo aquilo que a santidade exige”

Além disso, pela primeira vez na literatura cristã, aparece a palavra grega Laikós , que significa “membro do laós” ,isto é, membro do povo de Deus. O nome em português é  leigo. Ou seja, quando diz que é leigo , na verdade, você é membro de um povo. Um povo santo, separado, encarregados de boas notícias , chamado ao serviço e amor sacrificial… algo bem diferente do contexto em que é usada hoje. O contexto atual paralisa 90 % dos povo de Deus , colocando a responsabilidade nas costas de um elite religiosa (clero).

Que possamos nos identificar como povo de Deus e entendermos o que isso significa!

Abraço e até a próxima

Homero Castro

Sobre Homero Castro

Nome: Homero Resende Castro Nasci em 1979 em Belém do Pará, moro em Belo Horizonte desde 1989. Sou formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1999 trabalho como missionário na associação Alvo da mocidade. Eu e minha maravilhosa esposa, Camila temos duas filhinhas lindonas, Helena e Elisa, e uma sapeca cadela chamada Leona.

5 comentários sobre “Os Pais da Igreja – São Clemente Romano

  1. Curti mto, Homerão. Você vai seguir a ordem cronológica?
    O leigo na igreja católica é ainda usado dessa forma, não? Eu sempre achei muito legal.
    Você sabe me dizer se “Pai da Igreja” é um título como “Doctores Eclesiae” é?
    Eu sei que as listas são diferentes.
    Abraço e ansioso pela sequência!

  2. Ô loko! Sensacional essa ideia aí…

    Aguardando os próximos posts, porque o do Clemente eu já curti bastante, amigão!

    Grande abraço!!!

  3. Nerudão, tenho pra mim que Lutero não é pai da igreja porque aparentemente os pais são da “primeira geração” depois dos apóstolos. Perguntei ao Homero se é um título conferido pela igreja católica, como foi aos doutores da igreja, mas não tenho certeza.
    Enfim, ainda que fosse, para chegar em Lutero o Homero precisaria fazer um ano (ou mais) de post sobre pais da igreja ahaha

  4. Obrigado amigos… O objetivo é ser prático e simples. Devo ir até Agostinho. Lutero está bem longe, Neruda rsrs. Não creio que sejam títulos, Gabana. Acredito que seja algo mais solto e perpassa as diferentes tradições cristãs…
    Abraço a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *