Os Pais da Igreja – Inácio de Antioquia

Inácio de Antioquia, foi o terceiro bispo de Antioquia, entre 70 e 107, ano de seu martírio. Conhecido como o doutor da unidade. Certa vez disse a respeito de si: “sou um homem ao qual foi confiada a tarefa da unidade”. Durante sua viagem para Roma, onde seria lançado às feras, ele foi fecundo em diversos escritos para as comunidades pelas quais passava. Escreveu cartas para as igrejas de Éfeso, Magnésia, Tralli, Roma, Filadélfia, Esmirna. Em todas as cartas um ensinamento muito forte sobre a unidade.

Segundo ele, a unidade era prerrogativa de Deus, que existindo em três pessoas é Uno em absoluta unidade. Só em Deus a unidade se encontra em estado puro e original. A unidade vivida entre os cristãos é uma imitação. Quando ouvia sobre tentativas de cristãos o ajudarem a sair de seu morte anunciada, respondia, suplicando aos mesmos, que não impedissem o seu martírio pois queria unir-se a Jesus Cristo.

Foi o primeiro a cunhar o termo “católico” (que significa universal) na literatura cristã.  “Onde está Jesus Cristo, ali está a Igreja”, por isso católica… com cristãos espalhados por todo o mundo, sendo Igreja.

Talvez hoje, mais do que nunca, precisamos desenvolver uma de suas orações:

“Que os cristãos possuam cada vez mais aquele espírito indiviso, que é o próprio Jesus Cristo”

Amém!

Abraço e até a próxima

Homero Castro

Sobre Homero Castro

Nome: Homero Resende Castro Nasci em 1979 em Belém do Pará, moro em Belo Horizonte desde 1989. Sou formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1999 trabalho como missionário na associação Alvo da mocidade. Eu e minha maravilhosa esposa, Camila temos duas filhinhas lindonas, Helena e Elisa, e uma sapeca cadela chamada Leona.

2 comentários sobre “Os Pais da Igreja – Inácio de Antioquia

  1. Caraca! Tá sensacional essa série, Homerão.

    Curti muito descobrir que foi do Inácio de Antioquia que surgiu o termo “católico”.

    Aguardando os próximos!

    Bração!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *