Os dois montes

O profeta Obadias (menor livro do Antigo Testamento, com 21 versos) faz uma contraposição interessante no fim de sua profecia. Ele cita dois montes: o monte Sião e o monte de Esaú. Creio que esses montes representam a Igreja e o mundo respectivamente. No verso 17 ele mostra 3 características do monte Sião: ¨Mas no monte de Sião haverá livramento; o monte será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas heranças.¨

  1. Lugar de livramento: creio que a Igreja (Igreja como corpo e não como denominação) é um lugar de libertação, lugar onde pessoas encontram liberdade. Onde elas são aceitas e amadas como são!
  2. Lugar de santidade: Creio que a Igreja é o lugar onde os pecadores redimidos se encontram e aprendem, um com outro e com Deus, como ser cada dia mais parecidos com Cristo!
  3. Lugar de receber herança: Creio que é no Monte Sião onde recebemos uma série de heranças espirituais. Herança de ser filho amado, herança de uma nova família (meus irmãos em Cristo) e herança de vida abundante.

Creio que o monte de Esaú, como o mundo, nos leva ao extremo oposto. Escravidão, impurezas e sua herança é palha (Verso 18).

Jesus é o caminho que nos leva do monte de Esaú ao monte Sião. Ele que nos libertar, pagar a fiança, moldar nosso caráter e nos encher de heranças espirituais!

Em que monte você está vivendo?

O que você tem feito por aqueles que se encontram no monte de Esaú?

Abraço e até a próxima!

Homero Castro

Sobre Homero Castro

Nome: Homero Resende Castro Nasci em 1979 em Belém do Pará, moro em Belo Horizonte desde 1989. Sou formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1999 trabalho como missionário na associação Alvo da mocidade. Eu e minha maravilhosa esposa, Camila temos duas filhinhas lindonas, Helena e Elisa, e uma sapeca cadela chamada Leona.

5 comentários sobre “Os dois montes

  1. Estou no monte Sião e lutando para desafiar as pessoas que estão no monte de Esaú, a mudarem de monte…

    É que quem conheceu o monte Sião, não consegue se contentar com a vida do monte de Esaú…

    Você sabe do que eu tô falando!!!
    Abração, amigão… Valeu pelo post…

  2. Pois é Homerão. Pela fase de mudanças pelas quais tenho passado na vida e no ministério, acho que dexei de olhar para aqueles que estão no monte de Esaú, principalmente aqueles que andam comigo no dia-a-dia, com quem convivo nas minhas atividades rotineiras.

    Abs.

  3. 💡 t : :lol:vamos orar mas para trazer as pessoas que estão no monte de saú para o monte sinai e juntos nos alegrarmos,na presença do senhor jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *