O que os bons samaritanos carregam?

No evangelho de Lucas nos deparamos com uma das mais belas parábolas ensinadas por Jesus: O bom samaritano.

Naquela época o samaritano, hoje os iranianos, os norte coreanos , os muçulmanos, etc… (essa lista é muito grande).

Tenho muito receio das generalizações, dos estigmas… pessoas sofrem, famílias sofrem, povos sofrem.

Em meio a tudo isso, Jesus nos ensina acerca de um Samaritano. Um homem piedoso e responsável com a humanidade. Um homem que não agiu conforme os argumentos étnicos e odiosos que permeava essas nações… um homem humano.

Muitas coisas me chamam atenção nessa história, mas hoje gostaria de compartilhar sobre o que ele carregava. Alguém que quer assumir sua responsabilidade por outras vidas, ou seja, cuidar do outro, deve aprender com o que o samaritano carregava.

O samaritano ajudou o ferido com vinho e óleo. Quem quer ajudar feridos precisam carregar vinho e óleo.

O vinho arde! Mas purifica! As feridas da vida precisam ser confrontadas. Esse processo é doído, arde, nos faz chorar! Quantas feridas adquiro ao longo da caminhada! Sou grato aos samaritanos que se fizeram próximos de mim, e usaram vinho. Doeu, mas valeu!

O óleo restaura, conforta. Se o vinho é o confronto que purifica, o óleo é o colo que aceita, restaura, ressuscita. Sou grato a Deus pelos samaritanos que se fizeram próximos de mim em fases de feridas. Aqueles que oraram, ofereceram de seu tempo, seu sorriso, seu colo… seu óleo.

Que os samaritanos contemporâneos não percam o hábito de carregarem o vinho e o óleo. Ambos são necessários para restaurar os feridos em meio à estrada da vida!

Abraço e até a próxima!

 

Homero Castro

Sobre Homero Castro

Nome: Homero Resende Castro Nasci em 1979 em Belém do Pará, moro em Belo Horizonte desde 1989. Sou formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1999 trabalho como missionário na associação Alvo da mocidade. Eu e minha maravilhosa esposa, Camila temos duas filhinhas lindonas, Helena e Elisa, e uma sapeca cadela chamada Leona.

Um comentário sobre “O que os bons samaritanos carregam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *