Navegar é preciso…

Navegar é preciso, viver é impreciso (Fernando Pessoa)

A famosa frase do autor português me veio a mente o dia todo. Só li verdades na tal frase: navegar é uma ciência e a vida, imprecisão. Contudo, não queria que essa reflexão caísse na redundância de clichês já entranhados em nosso cotidiano automático de pensar e agir.

A metáfora do navegar é muito rica. A vida é mesmo uma grande aventura, com direito a tempestades, mudanças de curso, trocas de tripulação, problemas técnicos com a embarcação, destinos surpreendentes e muitas, mas muitas mesmo, rotas a serem traçadas.

Navegar no escuro é uma opção que deveria ser descartada logo de início. Porém nós nunca percebemos estar no escuro, até que alguém nos mostre que há uma forma diferente de seguir pelo caminho. A grande diferença é que nós teremos uma rota traçada, uma visão limpa e clara do que vamos enfrentar. O caminho não muda, a nossa forma de viajar pelo caminho que é transformada.

A ciência de navegar se sustenta pelo fato de existirem diversos meios que garantam a precisão. Porém nenhum desses métodos é capaz de tornar exata a imprecisão da vida. A decisão de convidarmos para o nosso barco alguém que nos ajude a navegar não é estática. A vida, tão dinâmica, diversa e imprecisa, muda o tempo todo!

Que essa possa ser uma semana diferente para todos nós, e que a luta para enxergar as coisas com clareza envolva um convite para que Jesus entre no barco.

Boa semana a todos!

Lorena Mariano

Sobre Lorena Mariano

Filha amada de Deus, antes de tudo. Mineira de BH, 22 anos, formada em Letras pela UFMG. Amante das palavras. Adora livros e cinema. E o prazer de ter pessoas pra compartilhar a vida. Trabalha como missionária em Alvo da Mocidade desde 2014.

2 comentários sobre “Navegar é preciso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *