Mortos Cobertos

Há não muito tempo atrás presenciei um acidente rodoviário fatal. O trânsito ficou completamente parado e pude acompanhar a cena de uma distância relativamente próxima.  A reação das pessoas diante da morte varia de acordo com cada estômago, com cada individualidade. Mas de uma maneira geral, é de bom senso e costume em todos os lugares do mundo o hábito de cobrir os mortos. Na estrada, foi o mesmo. Logo apareceu alguém com um lençol e o colocaram por cima do corpo sem vida enquanto aguardávamos a policia rodoviária federal.

O ato de cobrir um corpo fala muito da nossa própria sociedade. Via de regra, cobrir um corpo serve para evitar a exposição da vítima, tentando preservar um pouco da sua dignidade no momento final. Outro motivo para cobrir o corpo é tentar também cobrir e esconder nossa fragilidade diante da morte, nossa incapacidade de lidar com esta barreira violenta e insuperável pela qual temos que passar. Olhar para o corpo é lembrar que um dia estaremos naquele mesmo lugar, logo, nos os cobrimos, para pelo menos conseguirmos desviar nosso olhar daquele momento fatídico.

Muitas vezes, em nossas vidas, fazemos o mesmo com nossos pecados. Nos encobrimos nossas transgressões como cobrimos nossos mortos. E os motivos são os mesmos. Por medo do julgamento social ou medo de sermos vistos de forma pouco apreciada, tentamos manter nossa dignidade colocando um lençol por cima de nossa consciência. Por falta de maturidade para confessar e lidar diretamente com nossas falhas, tentamos esconder a podridão da morte que habita nosso coração.

Este é um grande perigo para o cristão. Cobrir nossos pecados multiplica a podridão em nosso coração, em nossa mente, de forma irremediável. Acumular mortos cobertos é criar um cemitério de iniquidades dentro de nós mesmos.

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” (Provérbios 28:13)

Você tem coberto seus mortos?

Um abraço!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *