A formatura (Homenagem à minha mãe!)

Em agosto de 2011 minha mãe iria formar. Sua formatura estava marcada para o final do mês. Foi uma grande conquista, que deveria ser muito comemorada. Afinal de contas minha mãe largou sonhos acadêmicos para acompanhar meu pai em uma grande aventura: rodar o Brasil como esposa de um militar da aeronáutica. A essa aventura se somou uma ainda maior: a aventura de ser mãe de 3 filhos. Mas como em todas a histórias existem percalços, a dela não seria diferente, ficou viúva com 37 anos, e com 3 filhos pequenos para criar!

A partir desse momento seus grandes sonhos ficaram sempre em segundo plano! Os primeiros planos sempre eram referentes ao bem estar e desenvolvimento de seus filhos! Quando os filhos já puderam caminhar sozinhos ela passou então, com muita energia,a correr atrás desse sonho acadêmico! Foram alguns anos de luta, livros, horas de estudo, palestras, aulas de manhã, aulas a tarde, chegada da neta, etc… E agora, a tão esperada formatura, sonho de diploma na mão, aplausos na hora do nome! Foto escolhida, mensagens definidas, convites rodando e …

… No início do mesmo mês de agosto minha mãe foi convocada para uma outra formatura! A formatura da vida! No dia 14, duas semanas antes de sua formatura, minha mãe faleceu!

Apesar da alegria da conquista ser trocada pela dor da perda, a morte deveria ser vista como uma formatura.  O que são 4-5 anos na vida de uma pessoa que vive 70-80? Mas a importância desse período pode (e geralmente vai)  definir o resto da vida em vários aspectos. Da mesma forma, o que são 70-80 anos na eternidade? Mas a importância desse período define muito da eternidade! De que forma você decidiu levar seu “curso” chamado vida? Sozinho? De forma auto-suficiente? Como o próprio deus de sua vida? ou optando por se relacionar com Aquele que pode trazer sal para uma vida sem tempero ou que pode trazer luz para uma vida entregue à escuridão? Deus Pai, através de Cristo, permite um curso bem feito! Permite uma eternidade plena com Ele, com o próximo e consigo!

Posso dizer que minha mãe fez um belo curso, não por mérito próprio, mas por graça divina! Não por saber tudo e sim por se colocar como aprendiz do grande professor que Cristo é! Creio que na sua formatura ela recebeu desse professor o diploma e, olhando para a platéia, reconheceu grandes amigos, pessoas queridas que batiam palmas. E nesse momento, tudo o que foi realizado aqui virou pó, com excessão dos relacionamentos com Deus e com as pessoas que cruzaram seu caminho!

Ontem minha filha de 2 anos estava ao telefone (de brinquedo) falando: “Vovó Lude? Tá com o papai do céu? Tchau, beijo!”

Creio que sim filha! Ela está com “papai do céu”! E um dia iremos estar na casa do Papai do céu, essa será a nossa casa! Um dia iremos formar (tanto eu como você!) e iremos receber o diploma da mão do professor e levantaremos nossos olhos e veremos, no meio da platéia, um rosto sorridente e pleno … o rosto da vovó Lude, batendo palmas! Depois iremos para um grande banquete, preparado pelo grande professor!

Vi um anjo que estava de pé no sol e que clamava em alta voz a todas as aves que voavam pelo meio do céu: “Venham, reúnam-se para o grande banquete de Deus”Apocalipse 19:17

Essa é uma homenagem à minha mãe que completaria 58 anos daqui dois dias! Mas aproveito para te perguntar: Como você está se saindo no curso da vida? Você está preparado para a formatura?
Abraço a até a próxima!

Homero Castro

Sobre Homero Castro

Nome: Homero Resende Castro Nasci em 1979 em Belém do Pará, moro em Belo Horizonte desde 1989. Sou formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1999 trabalho como missionário na associação Alvo da mocidade. Eu e minha maravilhosa esposa, Camila temos duas filhinhas lindonas, Helena e Elisa, e uma sapeca cadela chamada Leona.

19 comentários sobre “A formatura (Homenagem à minha mãe!)

  1. Também chorei!!! Que eu possa um dia como sua mãe chegar à presença de Deus com um diploma que vale muito mais que qualquer coisa nessa nossa vida!!!!

  2. Primo, bela homenagem! A história de vida da tia Lourdes é bonita mesmo, como ela, que sempre teve um sorrisão no rosto, apesar das dificuldades. Ela se formou mesmo com louvor, e que foi tranquila, com a certeza de dever cumprido, de ter educado bem os filhos. Acho que agora está namorando muito o tio Homerinho 😉

  3. Agradeço a Deus a oportunidade de ter conhecido uma pessoa especial como a Loudes, pessoa gererosa,companheira e amiga. Linda homenagem.

  4. Bela e merecida homenagem Homero!

    Heleninha resumiu bem o que poderíamos dizer sobre tudo o que “vovó Lude” fez, viveu e que vai ecoar pela eternidade: estar ao lado do grande Professor, o Papai do céu. A espera do banquete vai valera a pena meu amigo.

    Abraço

  5. fazer parte dessa historia é motivo de grande orgulho se fosse descreve-la minha querida irmã seria preciso escrever um livro.Ainda assim não conseguiria defini-la mas ela deixou frutos Homero Ulisses Augusto e estes a definem bem pela maravilhosas pessoa que são.

  6. Homero, que linda estória! Fiquei emocionada!
    Mesmo sem conhecer esse outro lado, só de ter a alegria de fazer estudo com ela, sabia da pessoa especial que sempre foi.
    Abraços,

  7. Lendo de novo…. chorando de novo…. Muito emocionante o texto e tudo que vivemos…. a certeza de reencontrá-la no grande banquete nos conforta! Por enquanto, devemos investir no nosso “curso”, para ter os méritos eternos depois! Beijos e estamos juntos, sempre!

  8. Muito lindo Homero… novamente suas palavras tocaram meu coração… gostaria de ter,como voce tem em relação à sua mãe, a certeza de que todas as pessoas que eu amo poderão também participar do banquete de Deus… beijos

  9. Homero,
    Chorei muito ao ler o texto, porque, como você sabe, Lourdes foi minha amiga de verdade.
    Digo aos meus filhos que me considero privilegiada por tê-la conhecido e por termos curtido a nossa amizade.
    Te confesso, sinto muitas saudades.
    Parabéns pela homenagem!
    Sem dúvida, a minha amiga brilhou no seu CURSO de vida e creio que está muito feliz ao lado do papai do céu.
    Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *