O escriba, o pai e o depósito

Vocês entenderam todas estas coisas?

“Sim”, responderam eles!

Por causa disso, todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e velhas.

Calma, querido(a) leitor(a)! Esse não é um post maluco e sem sentido! Essas são palavras de Jesus com seus discípulos, após o fim de uma série de parábolas contadas por Ele em Mateus 13!

E vocês? Entenderam todas estas coisas? Compreenderam o que Jesus falou?

O que seria um escriba versado no reino dos céus? Por que ele foi comparado com um pai de família? E o que significa tirar de um depósito coisas novas e velhas?

São várias as interpretações sobre esse texto!

Um escriba era considerado um mestre da lei! Jesus fala sobre um escriba versado! Uma espécie de aluno bem instruído do Reino de Deus! Alguém que pode ensinar coisas sobre o Reino por ter aprendido coisas que lhe foram reveladas. Alguém que passou a ser uma referência no que diz respeito ao Reino de Deus, talvez como um pai é uma referência para a sua família. Alguém que consegue entrar num depósito e tirar coisas novas e velhas. Alguém que acessa o Antigo Testamento (coisas velhas) e o Novo Testamento (coisas novas), extraindo do depósito, coisas que são úteis para a vida agora!

Você há de convir comigo que, existem coisas no “depósito” que se tornaram obsoletas! Outras são úteis, independente se são velhas ou novas.

O escriba versado conhece o depósito de maneira fantástica. Caminha por ele com familiaridade! Consegue distinguir o que é útil! Consegue ver coisas que só fizeram sentido no passado! Sabe retirar do depósito coisas novas e, também as velhas.

Vocês entenderam estas coisas?

Quem é o escriba mais versado  no reino dos céus que você conhece?

São esses que ganharam ênfase nas palavras de Jesus! Aqueles que com uma habilidade impressionante, manejam Antigo e Novo Testamentos com total sintonia e plena utilidade!

Um grande abraço!

 

 

Eduardo Victor

Sobre Eduardo Victor

Mineiro de Belo Horizonte, 33 anos, cristão e missionário em Alvo da Mocidade. Apaixonado pelas Escrituras, tornei-me um sonhador quando descobri que Deus pode nos surpreender com as coisas mais simples e inusitadas desta vida...

5 comentários sobre “O escriba, o pai e o depósito

  1. Não foi isso que Jesus quis dizer Ele quis dizer que todo Escriba religioso da época ..tirava coisas velhas e coisas novas porque não sabia fazer separação que no Reino dos céus eles são vistos assim..néscios..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *