Em todas as circunstâncias

1 Ts 5:18 “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”.

Será que devemos agradecer a Deus mesmo quando as coisas não saem do jeito que esperávamos? Devemos agradecer pelo sofrimento, pelo pecado, pelo mal ou por suas consequências dolorosas nesse mundo?

Ao ler e estudar as Escrituras, descubro que uma vida de gratidão não é apenas uma virtude, mas um mandamento!

Mas tenho entendido que Deus não espera que eu agradeça por todas as circunstâncias, mas em todas as circunstâncias.

Posso ser grata porque “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28). Deus conduz o resultado de todas as circunstâncias. Uma doença pode levar alguem a se converter a Ele. Uma oração não respondida pode me ensinar a ser paciente. Uma crise pode me ajudar a depender Dele.

Alem disso, posso ser grata porque Deus sofre comigo, e porque a encarnação do próprio Deus significa que agora Ele sabe o que é experimentar de qualquer dos sentimentos humanos. Não importa o quão difícil seja, não servimos a um Deus distante e desligado de nós.

Ninguem nasce sabendo ser grato, mas à medida que exercitamos, desenvolvemos a capacidade de agradecer.

Isso porque dar graças em tudo é uma atitude de fé, e não de obrigação. Tenho fé de que Ele vai conduzir as coisas pro bem! Seus caminhos são misteriosos e não sabemos como Ele conduzirá os resultados, mas pela fé de que Ele conduzirá, obedecemos à sua ordem de dar graças!

E as consequências são uma vida de paz,  liberdade e alegria. Temos paz porque não precisamos olhar pro lado para ter aquilo que nos faz feliz. Somos livres porque paramos de buscar aquilo que não temos. Somos alegres porque já alcançamos tudo aquilo que precisávamos.

Sobretudo, temos verdadeira paz, liberdade e alegria quando o Deus gracioso é tudo que buscamos, e estamos satisfeitos em ter simplesmente tudo o que vem Dele, da relação com Ele.

Por isso se somos cristãos, temos motivos suficientes para ser muito gratos: já temos o próprio Cristo dentro de nós, e em toda e qualquer circunstância essa verdade pode trazer de novo alegria ao nosso coração. Acredito que esse seja o segredo.

Fl 4:12 “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação; seja bem alimentado, seja com fome; tendo muito, ou passando necessidade”.

Que todos nós aprendamos a viver pela fé de agradecer, porque temos um Deus próximo, e sabemos que Ele tem conduzido todas as coisas…

Boa semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *