Despertar, levantar e ser transformado

Gosto demais da forma como a abordagem do Novo Testamento é feita de forma direta e verdadeira. Não há espaço para auto piedade ou para atitudes ou respostas baseadas no “sentimentalismo tóxico” de nossa atual “era do ressentimento”. Não há espaço para o termo “pobre coitado” ou afins. Creio em um Deus que nos desafia em meio as circunstâncias de nossas vida. Um Deus que nos leva ao amadurecimento e ao fato de nos tornarmos responsáveis por nossa história. Infelizmente, do meio da instituição Igreja vemos, hoje, muito mais um discurso que endossa nossa frágil cultura de “podres de mimados” do que o pedido de nosso Deus.
Em meio a esses questionamentos me deparo, mais uma vez, com o poema usado por Paulo em Éfeso:
“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te e Cristo resplandecerá sobre ti.” (Efésios 5:14)

Tá ruim? Tá sonolento? Tá no deserto? Tá triste? Tá desanimado? Tá se sentindo injustiçado? Tá bravinho?

Desperte!

Levanta-te!

Essas duas atitudes somente você pode colocar em prática!

Essas duas ações traz consigo uma promessa passiva: “Cristo resplandecerá sobre ti.”
Porque tão poucos Cristãos demonstram a alegria de Cristo resplandecida em suas faces? Talvez porque poucos atendem ao Desperte e ao levanta-te.

Escrevo esse texto em homenagem ao meu avô, Joaquim, um homem de quase 90 anos e que perdeu sua companheira de 66 anos de casados há cerca de um mês! Um homem que passou por muitos sofrimentos na vida e que sempre atendeu ao chamado de despertar e levantar-se. Obrigado vô pelo exemplo, obrigado pela escolha, mais uma vez, de despertar e se levantar mesmo em um luto tão sofrido. Cristo resplandece sobre ti e te usa sobre a vida de muitos!

Homero Castro

Sobre Homero Castro

Nome: Homero Resende Castro Nasci em 1979 em Belém do Pará, moro em Belo Horizonte desde 1989. Sou formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1999 trabalho como missionário na associação Alvo da mocidade. Eu e minha maravilhosa esposa, Camila temos duas filhinhas lindonas, Helena e Elisa, e uma sapeca cadela chamada Leona.

4 comentários sobre “Despertar, levantar e ser transformado

  1. Ronaldo era como seu pai me chamava Homero.

    Muito sabia e feliz sua homenagem Homero.e como filho atesto a verdade trazida por você, hoje Ministro novamente pude ve-lo atuando com a maestria de uma batuta que aprendeu seu caminho e suavemente deslisa comunicando como se deve fazer. Jesus seja louvado…

  2. Muito bom, Homero!
    Que bom que existem pessoas para nos lembrar de promessas de Deus, como essa!

    Meus sentimentos pela sua vó..

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *