Da totalidade

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho,
e a verdade
e a vida
(Livro de João, 14:6)

“Digo eu: Eu decido o meu caminho
Pois tenho as minhas verdades
Para a minha vida
(Livro do Eu, 14:6)

Interpretar a bíblia pode ser uma terefa complicada se não temos uma visão do “todo”. E qual seria essa visão da totalidade?

Jesus.

Toda a história da bíblia aponta para Jesus, de Gênesis a Apocalipse. Essa visão pode nos ajudar, por exemplo, a compreender onde se encaixam os complicados livros de Levítico, por exemplo, que apresenta diversas (e intermináveis) leis sobre costumes e sacrifícios. A contrapartida de Levítico seria o livro de Hebreus do novo testamento, que defende que Jesus foi o sacrifício, não havendo necessidade de mais nenhum outro. Jesus “acaba” com as leis do antigo testamento justamente por cumpri-las. Depois dele, elas já não têm sentido.

A bíblia é uma única história, fala de um único homem, um único herói. Podemos escolher querer construir nossa história baseados nesse personagem (que é mais que um personagem histórico) ou tentar fingir que nada disso é conosco. Viver a vida segundo o “Livro do Eu”.

Jesus se escreveu na história da humanidade e quer se escrever na sua história pessoal. Ele já está presente na sua vida, quer você queira quer não. Mas você tem buscado construir sua vida de acordo com a Dele?

Porém, a compreensão da Cruz e do sacrifício de Cristo é só o princípio. Da teoria à prática; da compreensão à ação: o verdadeiro entendimento de quem é Jesus parte da convivência diária, do desafio de uma vida segundo padrões “insanos” para o mundo atual.

ana.oliveira

Sobre ana.oliveira

Ana Luíza, 21, é filha única e já fez intercâmbio. Atualmente estuda Economia na UFMG e é bolsista da Associação Democracia Ativa (dispondo de muita fofoca política pra contar ;]). Adora ler, viajar e aprender línguas. Participa de Alvo da Mocidade desde 2001, estando atualmente na Comunidade. É cristã e simpatiza com o marxismo.

Um comentário sobre “Da totalidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *