Começar de novo

Eu havia proposto para mim mesmo estudar o livro de Atos dos Apóstolos. Eu sempre quis olhar de maneira minuciosa a vida do grande ícone da igreja primitiva: o apóstolo Paulo. Quero entender sua história, seu jeito de pensar, seu impacto no Reino de Deus, sua conduta em cada uma de suas viagens missionárias. Foram quantas viagens: três, quatro? Quando ele deixou de ser chamado “Saulo de Tarso”? Quantas vezes ele foi preso? Como foi a sua morte?

O desafio começou de maneira empolgante e vai durar todo esse 2° semestre.

Sabe como começa a história daquele que foi um dos homens mais importantes do Reino de Deus? A narrativa chega a ser chocante:

“As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. Enquanto Estêvão era apedrejado, Saulo consentia na sua morte. Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grande pranto sobre ele. Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere. (Conforme At.7:59-8:3)

O fim do cap.7 e início do cap.8 de Atos, parecem ser o “Gênesis 3” do apóstolo Paulo. O registro de sua queda, sua vida vergonhosa e suja quando distante de Cristo, ganhariam contornos de “novidade de vida” no cap.9 de Atos.

Depois de Atos 9, os comentários eram mais ou menos assim:

“Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?” (At.9:21)

“Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.” (At.9:22)

Sabe o que está sendo dito, de maneira explícita, pelo próprio Deus?

Não importa se o seu passado é completamente sujo e se você fez coisas que envergonham o nome de Deus. Aqueles que se entregam a Cristo experimentam perdão, liberdade e uma nova vida! A história, a partir de agora, é completamente outra!

Talvez Deus esteja usando esse post para lhe dizer: “Entregue-se a Cristo! Não importa se você já se entregou e caiu novamente. Entregue-se a Cristo! Vamos começar de novo… Eu quero usar a sua vida! Você está me ouvindo?

Porque depois da cruz, só não começa de novo quem não quiser.

Um grande abraço!!!

Eduardo Victor

Sobre Eduardo Victor

Mineiro de Belo Horizonte, 33 anos, cristão e missionário em Alvo da Mocidade. Apaixonado pelas Escrituras, tornei-me um sonhador quando descobri que Deus pode nos surpreender com as coisas mais simples e inusitadas desta vida...

4 comentários sobre “Começar de novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *