Coisas grandiosas

No que consiste a vida para você? O que te move a levantar cedo pela manhã, estudar, trabalhar e se esforçar?

Em resposta a essas perguntas, alguns diriam que a vida consiste em trabalhar e se esforçar no presente para no futuro poder desfrutar de tranquilidade e qualidade de vida. Acumular para que não falte depois; ou ganhar e gastar com o que se deseja e contentar-se com razoavelmente pouco, porque o importante é aproveitar o que se pode ter.

A diferença entre essa mentalidade e o que a Bíblia ensina é, algumas vezes, sutil. Porque a grande questão não é a velocidade com que gastamos nosso dinheiro ou se temos ou não qualidade de vida. O problema é o quanto essa mentalidade tem a ver com viver uma vida para satisfazer os próprios prazeres; viver uma vida auto-centrada, puramente (ou sutilmente) egoísta. A vida se resume no que se pode ganhar dela. Shopping, festas, viagens, um novo penteado ou um fim de semana num resort. O grande problema é quando o que nos move é ter NOSSAS necessidades e desejos atendidos.

A Bíblia ensina de forma diferente, e em Jr 45:5 o Senhor fala com Baruque, servo de Jeremias, através do próprio profeta.

“‘Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta terra. E então? Você deveria buscar coisas especiais pra você? Não as busque, pois trarei desgraça sobre toda a humanidade’”.

O que o Senhor está dizendo é que o lema “busque o que for bom pra você” pode ser exatamente contrário ao que Ele deseja que façamos. E o que Ele mais deseja, senão que aqueles que Ele criou de modo tão especial se voltem pra Ele e saibam que Ele é o Senhor?

Não busque coisas grandiosas pra você. Não viva uma vida auto-centrada, com motivações egoístas. Há muitos do seu lado vivendo uma vida de desgraça por estarem longe do amor do Senhor.

C.S. Lewis diz que “tudo o que não é eterno, é completamente obsoleto”. De fato, não temos feito nada até que mudemos a vida de pessoas através do conhecimento de Cristo. Não viver uma vida centrada no que é importante e bom só pra mim. Dar às pessoas a chance de não viver uma vida de desgraça. Pensando assim, avalio que apesar de ter feito tantas coisas na última semana, em muitos momentos eu não estava fazendo nada, de fato.

Que o Senhor nos ajude a não cair na armadilha de viver em função de buscar coisas grandiosas pra nós mesmos. “Ó Senhor, livre-me da tentação de acreditar que a mobília da minha sala é mais importante do que a vida das pessoas”.

2 comentários sobre “Coisas grandiosas

  1. “Não busque coisas grandiosas pra você. Não viva uma vida auto-centrada, com motivações egoístas. Há muitos do seu lado vivendo uma vida de desgraça por estarem longe do amor do Senhor.”

    Gostei muito do post, Quel!

    Bjo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *