Clareza X Confiança

para mim essa imagem me traz uma idéia tanto de clareza como de confiança
Como você interpreta a foto? Confiança e/ou clareza?

Esses dias peguei um livro para ler (Livro: confiança cega – Brennan Manning – Editora Mundo Cristão) e, logo na página 19, li uma história que me levou a fechar o livro e pensar comigo mesmo: “acho que está bom para mim! Não preciso mais de continuar lendo, já tenho muitas coisas para pensar nos próximos dias!”

Aí vai a história:

Um homem foi trabalhar por 3 meses na “casa dos moribundos”, em Calcutá, ele estava à procura de uma clara resposta sobre como viver melhor os anos que lhe restavam de vida. Na primeira manhã conheceu a Madre Teresa. E ela lhe perguntou:

– Como posso lhe ser útil?

Ele pediu que ela orasse em seu favor.

– Quer que eu ore por qual necessidade?

E ele verbalizou o pedido que havia carregado consigo milhares de quilômetros:

– Ore para que eu tenha clareza.

E ela disse com firmeza:

-Não, eu não vou orar por isso

Quando ele perguntou o porquê, ela respondeu:

– Clareza é a última coisa a que você deve se apegar. Nunca tive clareza; o que sempre tive foi confiança. Então vou orar para que você confie em Deus.

Essa história da Madre Teresa mexeu muito comigo por dois motivos:

madre_teresa_de_calcuta

  1. Pensar em sua vida, em tudo que ela viveu, todas as decisões que teve que tomar.  Aos doze anos ouviu um jesuíta missionário dizer: “cada qual em sua vida deve seguir o próprio caminho”. Com isso ela resolveu seguir seu caminho entrando para uma ordem em 1931, trabalhando na Índia na década de 30 e 40. Em 1946 resolveu reformular sua vida, pedindo ao Papa, e sendo atendida, para criar uma ordem (missionárias da caridade). Em 1965, decidiu expandir a ordem para diversas partes do mundo. Fico imaginando uma albanesa, que teve que tomar diversas decisões bem complicadas na vida, tendo como base de todas as decisões a confiança e não a clareza!!!
  2. Pensar em minha vida, sempre muito sistemática e ordenada. Hoje vejo que muitas de minhas decisões estavam(e ainda estão) baseadas na clareza e não na confiança. Quantas vezes orei por clareza e nem questionei minha confiança em Deus! Pensando nessa história pude refletir o quanto sou orgulhoso e como, na busca pela clareza, tento eliminar o risco de confiar em Deus. Como diz Brennan Manning (Livro: confiança cega – Brennan Manning – Editora Mundo Cristão, ainda na página 19), “muitas vezes partimos da premissa de que o ato de confiar irá desfazer a confusão, iluminar a escuridão, acabar com a incerteza e remir o tempo. (…) Nossa confiança não traz clareza definitiva neste mundo. Ela não elimina o caos, não entorpece a dor e nem nos serve de muleta. No momento em que tudo está obscuro, o coração que confia diz, a exemplo de Jesus na cruz: ´Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito`(Lc 23:46)”

Descobri o quanto tento ser independente e manipulo (ou penso que manipulo) Deus na busca pela clareza! Como sou menino! como preciso de aprender ainda! Aprender a confiar em um Pai amoroso! Aprender, na prática, que o cerne da relação com Deus é a confiança! Foi assim com Abraão, foi assim com Moisés, foi assim com Davi, foi assim com Paulo, foi assim com Madre Teresa e, principalmente, foi assim com Jesus! E a minha oração hoje (é verdade!! orei mesmo!!!) é para que seja assim comigo e com cada um de vocês!

Que  cada um siga o seu caminho, aprendendo a confiar no Pai!

Homero Castro

Sobre Homero Castro

Nome: Homero Resende Castro Nasci em 1979 em Belém do Pará, moro em Belo Horizonte desde 1989. Sou formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1999 trabalho como missionário na associação Alvo da mocidade. Eu e minha maravilhosa esposa, Camila temos duas filhinhas lindonas, Helena e Elisa, e uma sapeca cadela chamada Leona.

21 comentários sobre “Clareza X Confiança

  1. Que legal Homero! Quero ler esse livro! Uma dúvida, avaliando o grau de confiança em cada situação a tendência é que ficaquemos mais ousados ou mais retraídos? Eu acho que mais ousados. Do tipo “confio em Deus e vamo embora”. Porque clareza é algo que pra mim demora a aparecer. E esperar que ela venha é o mesmo que dizer pra Ele que não confiamos! Será? Mostra muito mais fé aquele que mesmo com a escuridão se apoia em Deus para seguir!

    Madre Tereza sempre tem muitas lições a todos nós. As vezes fico me perguntando como alguns podem dizer que a Igreja Católica (genericamente) fugiu das Escrituras durante muito tempo (ouvi isso hoje)! Se a vida dessa mulher não foi viver o Evangelho então eu não sei mais como é possível vivê-lo!

    Abraço meu amigo!

  2. Gostei muito Homero! Quando vi o título e a descrição já tinha gostado das ideias!

    É incrível como a Madre Tereza afirme que não tinha tanta clareza mas sim confiança, já que as atitudes dela nos indicam que ela tivesse certeza que era aquilo mesmo que ela deveria fazer. Ela foi realmente cabulosa. Imagina uma boa velinha negando uma oração a alguém! O cara deve ter tomado um susto na hora… e ele devia estar pensando que o pedido dele era bem “espiritual”! Ainda bem que ela explicou depois! Heheheh

  3. Ei Homero! E essa caricatura da Madre Teresa?
    Mas muito legal o post, também vou ter várias idéias (com acento) em que pensar… Confiar, mesmo que não tenha clareza do porquê nem de onde vai dar. Eu muitas vezes me apego no “ter clareza”, no que “faz sentido”…
    Só uma correção, no ponto 2 é Deus e não Desu.
    Vidigal, velHinha continua tendo H. Velinha é uma vela pequena.

  4. Homero, texto muito doido… realmente me faz pensar. Mas eu acho que se eu pensar demais eu questiono minha vida inteira. Osso viu…

  5. Ah, seria pra gente responder por aqui a pergunta feita na primira foto do peixinho? Ele foi espertão… Confiança e preparo físico!

  6. Fiquei encantada com seu texto Homero! Clareza é uma coisa muito mais palpável que confiança pra mim, e muitas vezes é mais fácil buscar aquilo que vemos e que nos trás “claramente” segurança… Mas as idéias expostas aqui com certeza me fizeram (e me farão) refletir. Quero orar por confiança, porque sei que me trará muito mais conforto e segurança.

  7. Confiança sempre foi algo muito difícil pra mim. Sempre quis e orei por clareza. Fui muito questionada e tenho sido porDeus nessa questão de confiança na minha gravidez e agora com a Maria Clara. Na gravidez porque era difícil confiar que tudo estava bem. Eu me sentia bem, mas como saber que ela era perfeita e saudável? No parto, de saber que tudo estava realmente nas mãos dos médicos (confiar nas pessoas também é difícil) e de Deus. E agora, confiar em mim mesma como mãe (mais difícil ainda) e em Deus de que o futuro dela (lembrando do posto do tempo), a infância, a adolescência, a idade adulta, se ela vai ou não aceitar Cristo, tudo, enfim está nas mãos de Deus! É osso mesmo! Obrigada Homero pelas reflexões. Vou orar nessa semana muito por confiança e vou um dia ler esse livro do Maning!

  8. Pessoas, peço uma licença de um ano do blog pq tenho algumas coisas a pensar e não vou conseguir ter ideia (sem acento) nenhuma para escrever até lá! aohaoiahoiaha exagero meu, mas são muito profundas as coisas que vc falou Homerão. Tenho uma dúvida: se a paz era a resposta de Deus e eu sempre associei isso à clareza, como pensar em confiança de que está indo tudo segundo o que Deus quer, mesmo que não me seja claro???

  9. Simplesmente genial! A-M-E-I!
    Me lembra de um versículo que me fez pensar por um bom tempo.
    Ec 7:16 “Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?”
    Temos que entregar as coisas a Deus, e lembrar que não temos o suficiente para dirigir nossas vidas. Além disso, aceitar a maravilhosa graça de Deus, que mandou Seu Filho para morrer por nós.
    1Cor 3:19 “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus(…)”
    Que adianta entender sem amar e crer?
    =)

  10. “E a minha oração hoje (é verdade!! orei mesmo!!!) é para que seja assim comigo e com cada um de vocês!”

    Obrigada por sua oração, Homero!

  11. Legal a colocação de todos!! Respondendo ao Rafael não creio que a paz traz clareza. Creio que a paz é consequência de confiar. Lembro-me do Salmo 119 que diz: “lâmpada para os meus pés…” Creio que Deus dá clareza (muitas vezes) passo a passo e o passo só dá quem confia!!! Para mim a dificuldade é a de dar passos, querendo antes, ter clareza de toda a situação!!! Geralmente legitimo o que me dá (aparente) clareza dizendo que essa é a vontade de Deus, mas no fundo é minha vontade. E quando chegar o momento difícil vou questionar Deus porque aprendi a andar no claro de forma independente e não de confiar, seja no claro, seja no escuro!!!!
    Abraço a todos!

  12. Muito legal o post Homero !

    Tenho muita dificuldade de entregar as coisas. Por mais que eu acredite e confie no poder de Deus, a busca pela clareza sempre fala mais alto.

    Depois de ler essa historinha descobri que tbm tenho muitas coisas para pensar e orar nos próximos dias!

  13. Pensando aqui, não tem como ter clareza e confiança ao mesmo tempo, né? Se está claro, vou confiar em quê? Já sei o que há por vir, ué…

    E essa é só mais uma forma sutil de nós tomarmos nossas vidas de volta das mãos de Deus, só que dessa vez, mascarada de cristianismo… é algo pra se pensar e orar bastante mesmo.

    Boa reflexão, Homerão!

  14. Vc havia partilhado comigo essa idéia a alguns dias atrás e eu confesso que ela não saiu mais da minha cabeça… a idéia de divulgá-la concerteza foi muito acertada… Eu sinto que preciso me tornar uma criança(desafio proposto por Jesus) e me lançar nos cuidadosos braços do Pai… isso é tudo o que a criança pode fazer… Confiar nos momentos menos dignos de confiança… confiar quando tá tudo escuro… confiar quando não há mais esperança…
    Vieram a minha mente:
    “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.” Rm.4:18
    “Não temas, crê somente.” Mc.5:36 (OBS: a pessoa que ouviu essa frase de Jesus havia acabado de ouvir a notícia de que sua filha morreu…)

    Minha oração é que tudo isso que vc escreveu seja um fato na minha vida, Homerão… Valeu pelo post… Grande abraço!!!

  15. Mto bacana o post, Homero! Eu diria que uma das coisas mais impactantes e proveitosas que já li/ouvi nos últimos tempos. Acho q mtos que me rodeiam já foram abordados por mim com a pergunta: “Como que eu faço p entender a vontade de Deus p minha vida?” E lendo o seu texto percebi que a minha pergunta acaba sendo o reflexo de uma busca incessante por clareza aliada a uma grande falta de confiança em Deus… Acho q na verdade é mais “simples” do que parece. Deus quer que façamos o que é bom e agradável a Ele, o que não é tão difícil de saber, mas às vezes nos omitimos com a desculpa de estarmos esperando clareza, eu me incluo nessa, infelizmente. e acho q suas idéias vão me ajudar muito a começar a mudar isso! Obrigada tb pela oração!
    Abraços!!!

  16. Por que perdemos a confiança a medida que crescemos? Como bem disse o Edu, tenho que voltar a ser criança, confiar cegamente…. é muito difícil! Percebi com esse post que nas últimas semanas estava pedindo clareza para tomar decisões. Acredito que Deus nos esclarece várias coisas em nossa vida, como um céu nublado que dá lugar ao azul, mas antes temos que confiar Nele. Homero, obrigada por estar ao meu lado! Te amo!

  17. Tava lendo aqui e pensei assim: Agora a Carolzinha vai ter o que escrever…
    uAHUshSaushA…
    Achei muito legal, me fez refletir bastante sobre o confiar em Deus, quando as coisas estão claras é realmente muito fácil… Valeu pelo post Homero… Abraço

  18. homeroo! Muito legal seu post! Idéias ficaram muito bacanas! Pra ser bem sincera, quando eu li o título eu fiquei meio em dúvida, porque eu nunca tinha entendido direito isso de clareza! E também porque até um tempo atrás, eu tinha muita dificuldade de confiar em Deus, fato. Não conseguia entregar tudo mesmo pra Deus, sempre relutava um pouco. Mas agora, eu confio bem mais, e com isso, fico muito mais em paz também… Faz muito bem pra mim (e pra todos né) conseguir confiar no nosso Pai!

  19. Gostei muito do post…. É uma das reflexões importantes na vida de um cristão… Tomei algumas decisões importantes na minha vida sem clareza alguma, por fé… Mas, em compensação, já busquei muito por clareza… Depois desse post vou procurar parar de buscá-la. Acho que é mais sábio viver por fé e confiar. Estou certo de que essa idéia é fundamental e algo muito controverso no meio cristão. Muitos buscando por clareza e outros achando que vêem tudo… É, pessoalmente, um desafio para mim não buscar clareza, mas obedecer a Jesus sem ter clareza de onde vai dar…
    Um abraço pra vcs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *