Antes tarde do que nunca

Eu nunca tive muita dificuldade de enxergar meus próprios pecados. Acho que tenho uma lucidez razoável em relação às minhas fraquezas. Aqui em Brasília, inclusive, percebo que essa consciência tem crescido. Ontem mesmo, chorei por causa dos meus pecados. Morar sozinho tem seus benefícios. Sinto que sou alguém mais reflexivo e introspectivo. Avalio isso como algo bastante positivo. Estou mais consciente da minha miséria. Outra vantagem é poder chorar livremente na sala do seu apartamento. Choro de arrependimento. Lágrimas com sabor de vergonha. Aliás, qual foi a última vez que você chorou por causa dos seus pecados? Você experimenta vergonha por causa deles?

Às vezes, pecamos de maneira tão desenfreada que emendamos um pecado no outro. E o mais incrível é que, entre um e outro, há um intervalo de tempo. Tempo sagrado. Tempo em que deveria acontecer o corar de vergonha e o arrependimento. Deveria, mas nem sempre é o que ocorre.

Vocês se lembram de Pedro no final do evangelho? Ele nega Jesus por 3x. Entre a 2ª e a 3ª vez, a Bíblia diz que passou cerca de 1 hora. 60 minutos! (Lc.22:59) Tempo suficiente para que Pedro voltasse atrás. O choro amargo só veio depois.

Antes tarde do que nunca.

“Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor… Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.” (Lc.22:61-62)

Quanto tempo demora pra você voltar? Quantos minutos entre o pecado e o choro amargo?

Talvez você se assuste com o fim do post, mas o problema não é pecar. Na verdade, pecar SEMPRE é problema. Não me entenda mal. Deus sabe que o pecado é inerente à nossa natureza. O problema, portanto, não é pecar. O problema é pecar e não voltar.

Se você tem dúvidas, ouça com atenção o próprio Deus falando.

Assim diz o SENHOR:

Quando caem os homens, não tornam a levantar?

Quando alguém se desvia do caminho, não torna a voltar?

Por que, então, esse povo anda para trás e continua andando, sem retornar?

Persiste no engano e não quer voltar.

Prestei muita atenção, mas não ouvi nada.

Ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu?

Cada um corre a sua carreira como um cavalo desgovernado.

As cegonhas sabem quando é tempo certo de voar. A pomba, a andorinha e o sabiá sabem quando é tempo de voar.

Mas e meu povo? Meu povo não sabe de nada.

Vidas quebradas. Gente arrebentada.

Para piorar, aplicam curativos ao dizerem: ‘Não é tão grave assim. Está tudo bem!’

Mas não está ‘tudo bem’!

Eles não sabem o que é sentir vergonha, nem mesmo sabem ficar vermelhos.

Não há esperança para eles.

Estão caídos no chão e assim vão ficar.”

Isso foi o que Deus disse no livro de Jeremias! Se você não se identificou com o post, sou capaz de afirmar que pensou em alguém que está cada dia mais obstinadamente longe de Deus.

Se quem está no caminho errado não é você…

“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.” (I Co.10:12)

Agora, se é alguém que você ama…

“Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.” (Tg.5:19-20)

Lute…

Vá atrás…

Ore…

Porque quando o assunto é voltar para Deus, antes tarde do que nunca!

Um grande abraço!!!

 

Eduardo Victor

Sobre Eduardo Victor

Mineiro de Belo Horizonte, 33 anos, cristão e missionário em Alvo da Mocidade. Apaixonado pelas Escrituras, tornei-me um sonhador quando descobri que Deus pode nos surpreender com as coisas mais simples e inusitadas desta vida...

Um comentário sobre “Antes tarde do que nunca

  1. Sensacional hein Edu. Me pegou em.cheio aqui. Obrigado pelo post amigão e como é bom saber o quanto Deus é paciente e misericordioso. Abraços e que Jesus enxugue suas lágrimas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *