O alicerce

Estava estudando o seguinte salmo durante essa semana:

“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.

Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”.

Grandes coisas tem feito Deus por nós; Somos cheios de alegria

Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.

Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.”

(Salmo 126)

É impressionante como o texto tem um divisor de águas ou um “verso alicerce” em sua estrutura! No verso 1 e 2 temos o salmista relembrando o passado. Os grandes atos de Deus no meio do povo! Do verso 4 ao 6 vemos o salmista cheio de esperança, olhando para o futuro e recorrendo ao mesmo Deus. Mas ligando a memória do passado à esperança do futuro temos o verso 3 : “Grandes coisas tem feito Deus por nós; Somos cheios de alegria.” O verso 3 mostra uma faceta da identidade do povo que pode olhar para trás e ver feitos grandiosos de Deus e pode olhar para frente e esperar feitos grandiosos do mesmo Deus, essa faceta é a alegria! A alegria está presente em vidas que foram recheadas de experiências com o Pai no passado. Assim como a alegria se faz presente em vidas que se enchem de esperança nas promessas do Pai para o futuro.

O alicerce está presente em sua vida? O verso 3 liga seu passado e seu futuro?

Que possamos viver com o verso 3 no centro de nossa vida, de nossa história!

Abraço e até a próxima!

Homero Castro

Sobre Homero Castro

Nome: Homero Resende Castro Nasci em 1979 em Belém do Pará, moro em Belo Horizonte desde 1989. Sou formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1999 trabalho como missionário na associação Alvo da mocidade. Eu e minha maravilhosa esposa, Camila temos duas filhinhas lindonas, Helena e Elisa, e uma sapeca cadela chamada Leona.

3 comentários sobre “O alicerce

  1. oi amigo!
    às vezes o tempo ou a tristeza me fazem esquecer de que “Grandes coisas tem feito Deus por nós; Somos cheios de alegria”! mas das muitas coisas que aprendi de você, essa é uma das mais importantes…vc sempre me mostrou isso! obrigado por me mostrar isso de novo, com palavras e gestos!

    um abração!

  2. É muito doido mesmo olhar pra trás e ver o tanto que Deus já fez por nós! Quase sempre que penso nisso, penso também no quanto sou ingrata.. Que não nos esqueçamos de tudo que Deus já fez e tem feito por nós! E, realmente, não há nada maior que a alegria que nos dá de poder relembrar essas coisas e pensar no futuro ao lado de Deus.. Obrigada pelo texto, Homero!!
    ps: Salmos é bom demais, né? hahaha gosto muito!

  3. Gaba vc me mostra isso tb!!! Sou grato por sua amizade!
    Carol, que possamos desfrutar dos salmos e desenvolver alegria!!!
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *