Afinal de contas, o que é a Graça?

Um dos conceitos mais sublimes do cristianismo é “Graça”. Em diversos sermões, pregações, em livros, em conversas, em comentários bíblicos e em todo o universo cristão a chamada Graça está sempre presente, sendo analisada, discutida ou servindo de base para outros estudos. Aqui mesmo no Outras Fronteiras nós encontraremos diversos textos que versam sobre este tema. Mas será que nós sabemos de fato o que é a Graça?

Para entendermos melhor o que é a Graça, vamos pegar os versículos 8 e 9 da carta aos Efésios, em seu capítulo 2. Foi o mesmo texto utilizado por nosso amigo Gabriel em seu texto do dia 12 , aqui no blog , e você pode ler o post aqui .  Ela diz assim:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Podemos, de cara, fazer três afirmações sobre a graça. Primeiro: A Graça é que nos salva. Segundo: Ela não é fruto de nenhuma atitude do ser humano, nem pode ser por nós produzida ou conduzida. E terceiro: Ela é um Dom de Deus.

Percebemos então que a Graça não é um conceito singular. Ela é plural, e é justamente na sua pluralidade que Deus revela um pouco mais de seu caráter. A Graça é um presente que recebemos de nosso Pai, de formar imerecida. Este presente, além de conduzir para a salvação, nos permite viver de uma forma que agrade à Deus.

“Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade.”  Hb 12:28

Percebem como a Graça é sublime? Deus, sem olhar nosso merecimento, nos chama para perto de Dele. Além de nos chamar, ele nos fornece tudo que precisamos para atender ao Seu chamado e tudo que precisamos para viver como homens que foram chamados. Isto é a Graça! É um dom sublime de um Deus que quer viver com seus filhos. Como seus filhos não apresentam em si mesmos absolutamente nenhuma condição de atender ao Seu chamado, o próprio Deus nos fornece estas condições.

Desta forma podemos dizer que a Graça é a forma incontestável que Deus usa, diariamente, para nos mostrar Seu amor. Por esta Graça nós somos chamados, por esta Graça nós devemos viver e por esta Graça seremos salvos.

Você já aceitou a Graça em sua vida? Ou ainda tenta individualmente ser “bom o suficiente” para viver com Deus?

Um abraço!

3 comentários sobre “Afinal de contas, o que é a Graça?

  1. Fiquei mto feliz e admirado com sua capacidade de dizer de maneira simples a respeito do que o nosso Deus fez e continua fazendo, pela graça, em nós. Parabéns pelo texto, Nerudão! Abraço

  2. Simples, didático e acessível!

    Que Deus nos ensine a sermos assim quando falarmos sobre tudo aquilo que é sublime…

    Valeu pelo post, amigão!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *