A árvore

Ela é frondosa, com galhos fortes e muitas folhas que fazem sombra sobre minha cabeça. Impõe-se no meio da selva de pedras, lembrando que a vida está presente mesmo nos lugares que o homem mais insistiu em cimentar e acinzentar. Quando passo por ela, é companhia silenciosa, sua presença sempre se fez notar. E sua vida nunca pareceu extinguir-se, com as folhas sempre caindo, as flores sempre brotando. Majestosamente linda, a beleza parecia refletir a vida interior, forte, vívida, bela.

Mas aí é que está, um fato engraçado, essa semana ao acordar pra vida e passar por ela, percebi uma grande mudança. Atravessado na rua, um grande tronco, atrapalhava o caminho. A frondosa árvore, pela primeira vez, teve seu interior revelado a mim. Percebi que nada escorria de dentro dela, e o tronco, caído estava morto por dentro, seco, vazio e oco.

De todas as conclusões, a mais realista me doeu profundamente: a vida já não estava ali há algum tempo. A morte, de dentro, finalmente veio à tona. Porém no cenário dos meus dias, a majestosa árvore me impressionava como se a vida ainda jorrasse dali. Não seria esse um espelho para o meu próprio eu e para o meu coração?

É triste pensar na última lição da árvore que apesar de já morta só mostrou isso ao mundo tempos depois… Seriam dias? Meses? Anos? Não sei dizer. A certeza que fica é que aquilo que parece exalar vida por fora, talvez já esteja morto há tempos. E se falo de coração, por que olhamos tanto para o que é tangível e palpável aos nossos olhos, em vez de passarmos por cima da aparência exterior e chegarmos ao que está lá dentro?

 árvore

 

Lorena Mariano

Sobre Lorena Mariano

Filha amada de Deus, antes de tudo. Mineira de BH, 22 anos, formada em Letras pela UFMG. Amante das palavras. Adora livros e cinema. E o prazer de ter pessoas pra compartilhar a vida. Trabalha como missionária em Alvo da Mocidade desde 2014.

Um comentário sobre “A árvore

  1. A minha convicção de que você aumentará o padrão de qualidade desse blog não para de subir…

    Sensacional pensar na minha vida, refletindo sobre “A árvore”!

    Aguardando os próximos posts…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *